Foto-receita: Maze-Gohan

Olá mundo!

Hoje eu visitei a culinária japonesa com um clássico da minha infância. Enquanto eu preparava, sentia voltar os cheiros e texturas da minha infância. Todos os conselhos da minha avó voltavam e a necessidade de preparar algo nem que levemente parecido subiu na minha alma. Clique na quebra para ver a minha tentativa.

Os ingredientes são:

- 1 xícara de arroz japonês cozido;
– 2 ovos;
– vagem;
– cebolinha;
– 2 cenouras;
– 1 cebola;
– cogumelos shitake;
– Presunto;
– sal, shoyu, shichimi (Para saber mais sobre shichimi, clique aqui), óleo de gergilim, açúcar e vinagre.

Comece cozinhando o arroz.

Prepare ovos mexidos temperados com shoyu, sal e pimenta. Separe.

Pique os cogumelos em cubos.

Pique a cebola em cubos também.

Frite as cebolas com os cogumelos, temperando com sal, shoyu e shichi-mi. Separe.

Rale a cenoura.

Pique a vagem. Sim, eu usei vagens congeladas.

Pique o presunto.

Faça uma caminha de cenoura na frigideira e coloque todos os outros ingredientes. Tempere e depois de um tempo mexa para homogenizar o sabor.

Coloque o arroz em um tabuleiro ou bacia e espere esfriar, ou fazer como eu e minha avó fazia: Ficar com um prato abanando ou um ventilador do lado.

Tempere o arroz com uma colher de vinagre, uma colher de sal e uma e meia de açúcar. Misture cortando, nunca revolvendo. Isso previne que o arroz empape.

Coloque a mistura e misture. Sempre cortando. Sempre cortando.

Esta receita é de um prato completo. Geralmente ele é servido como prato principal. Se você quiser um acompanhamento, sirva com uma salada de broto de feijão ou com uma salada de harusame. Recomendo chá de trigo ou saque para acompanhar.

Um bom apetite!

5 thoughts on “Foto-receita: Maze-Gohan

  1. Nunca comi cogumelo algum (Medo deles?) não sei o gosto, a textura me parece estranha, mas tenho aquela curiosidade de saber como fica.
    Não sabia que o arroz japonês se temperava assim, estou com uma vontade enorme de testar. Uma pena que aqui – fim do mundo – não existe esse arroz para vender. :(

    • Eu adoro cogumelos. O que mais incomoda as pessoas é a textura, e você não é a primeira pessoa a comentar isso. Dá um pouquinho de trabalho, mas você pode fazer com arroz comum. Recomendo procurar em grandes mercados ou casas de produtos orientais que você irá encontrar, eu me virei nos trinta para achar.
      Tenta essa receita sim, mas já aviso que ela dá trabalho para acertar, então é normal ele empapar algumas vezes.
      Boa sorte e bom apetite!!!

  2. Pingback: Hora de fazer a barba… « Vagabundo Zen

Deixar uma resposta

